terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pedalar sempre, nunca parar!


Tinha 11 ou 12 anos quando um amigo muito chegado recebeu, pelo Natal, uma bicicleta. Como bom amigo deixou-me montar a bicicleta dele, apesar de nunca ter feito tal exercício. Sendo assim, o primeiro passo teria de ser o de aprender a montar a bicicleta.

Quando fiz as primeiras tentativas, só as minhas longas pernas me impediram de ir ao chão. Arrancava e ia de lado, caindo sempre, até que o meu amigo me disse: "deixa de olhar para o chão, levanta a cabeça e continua a pedalar continuamente". Em pouco tempo já andava sem grandes problemas.
Em muitos momentos da vida, deixamos de olhar para frente e nos concentramos nos problemas e detalhes que estão à nossa volta e, quase sempre, ficamos no mesmo lugar, entretidos com esses problemas. Demoramos muito tempo olhando para os obstáculos e não conseguimos ver o caminho que está à nossa frente, nem as oportunidades que ele nos oferece.

Acontece por exemplo quando perdemos o emprego. Em vez de procurar um novo emprego ou melhorar a nossa performance para realizar uma inovadora empreitada, por exemplo por conta própria, queixamo-nos do antigo empregador e perdemos tempo em processos no tribunal, em falar mal do anterior chefe, etc. Não que não devamos procurar a justiça - é um direito irrefutável - mas melhor será que enfrentemos os novos desafios.

Acontece quando um grande amigo nos ofende. Em vez de encarar a situação e resolver o problema de frente, nos divertimos fazendo queixas ao círculo de ambos ou tentando "queimar" o amigo.
A vida é uma grande estrada e nela encontraremos muitos obstáculos que, caso nos detenhamos neles, atrasam a nossa caminhada ou tomamos atalhos que nos tiram do nosso objectivo final.

Quando em 2007 visitei Israel, tive o privilégio de viajar no Lago da Galileia. Lembrei, então, de uma viagem similar realizada por Jesus e seus discípulos. A meio da viagem, um vento forte levou os discípulos a temerem o pior, enquanto Jesus dormia tranquilamente. Ele sabia que o barco chegaria ao seu destino, apesar do vento forte e ameaçador, mas os discípulos apenas se preocuparam com o vento momentâneo, em vez de descansarem, assim como Jesus. Ele sabia que o destino estava mais à frente e que o vento era apenas um detalhe.

A nossa vida está cheia de problemas e obstáculos, mas ela será melhor se colocarmos os nossos olhos no horizonte e não pararmos de pedalar. Melhor ainda quando entregamos todas as nossas preocupações e problemas a Deus e nos enfocarmos apenas no caminho traçado. A vida será, sem dúvida, mais agradável.

Continue a pedalar sempre!

1 comentário:

  1. Alvaro meu amigo como somos inconstantes e levados a olhar ao chão e até desviarmos dos nossos caminhos e alvos e sempre procurando desculpas e culpados; quero focar no traçado e não nas pessoas e nem nos problemas, quero pedalar para sentir a brisa e poder sempre dizer como Deus é bom!!!
    Ada Figueiredo

    ResponderEliminar