quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tempo, problema ou solução?


"Não há tempo para nada". "O tempo voa". "Não tenho tempo para fazer tudo o que necessito". Estas são algumas das muitas expressões que ouvimos ou que até já pronunciamos.

A falta de tempo parece ser um sindroma que atingiu a todos, principalmente aqueles que realizam muitas tarefas nas mesmas 24 horas do dia. As responsabilidades profissionais reclamam mais de oito horas, o tempo de estudo, investigação e auto-afirmação, cada vez mais necessários, é igualmente reduzido, as actividades sociais, que consomem muito tempo, exigem a nossa presença.

Mas, atenção: e a família, os amigos, tempo para reflexões, para o merecido descanso, etc.??? O físico também exige pelo menos 30 minutos diários de cuidados, seja através de caminhadas, corridas ou qualquer prática desportiva.

Os estudiosos da gestão do tempo garantem ser possível realizarmos e satisfazermos todas as nossas necessidades e cumprirmos as nossas responsabilidades no tempo de que dispomos. E no fim não ficaremos stressados, duentes ou frustrados por não termos feito tudo a que nos propusemos.

O segredo reside na boa gestão do tempo. A título de sugestão, deixo alguns passos para uma melhor gestão do tempo, caso ainda não a tenha conseguido:

1. Determine as suas prioridades em cada período de tempo. Mas inclua todas as actividades, não apenas as responsabilidades. Todas são importantes e terá de realizá-las, mas por ordem de prioridades.

2. Não salte para uma segunda tarefa, sem terminar a primeira. Receba a tarefa, analise-a, despache-a ou seja, resolva o assunto e arquive-o definitivamente. Desta forma a sua gaveta mental não ficará tão cheia, repleta de "pendentes".

3. Concentre toda a sua mente, energia e tempo na realização de cada tarefa, sem pensar na anterior e, muito menos, na seguinte. Lembre-se que cada tarefa é importante e que da sua realização a tempo e bem depende o sucesso das asctividades subsequentes.

4. Coloque na sua lista de prioridades tudo o que você deve fazer: trabalho, formação, familia, educação dos filhos, recreação, exercício físico, amigos, cuidado espiritual, serviço comunitário, etc., etc.

É curioso que hoje os especialistas se dedicam tanto à gestão de tempo e não é menos verdade que qualquer líder que se preze já passou por uma formação nessa área. No entanto, séculos atrás o rei de Israel Salomão avisava a todos nós, através da inspiração da sabedoria divina, que tudo tem o seu tempo determinado e que há tempo para tudo.

A grande questão é saber gerir esse tempo, de tal modo que o tempo não seja um problema, mas uma solução de vida.

Se quiser transformar a gestão do seu tempo de problema em solução, aceite o conselho do poeta do livro de Salmos que escreveu: "Ensina-nos, Deus,  a contar os nossos dias para conseguirmos a Tua sabedoria", que numa versão livre pode ser interpretado como "ajuda-nos a usar sabiamente o tempo de que dispomos".

Assim como tem todos os aspectos da sua vida, conte com Deus para uma boa gestão do seu tempo.

NOTA: Este texto foi escrito por mim em 1999 na página electrónica que então criei "Compartilhando a boa esperança". Não me lembrava. O amigo Silas Almeida trouxe-me uma cópia e como 12 anos depois continua actual, decidi repúblicá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário